Vamos falar de Sororidade

Você sabe o que é sororidade? É um assunto importante e que precisa urgentemente fazer parte do nosso dia a dia. Entenda o porquê.

Nascido sob a ótica do feminismo, o conceito de sororidade tem como princípio básico a união entre as mulheres. O objetivo é a irmandade baseada na empatia e no companheirismo para que possamos de uma vez por todas parar de nos enxergar como rivais e compreender o poder que temos como aliadas.

Somos levadas, desde cedo, a competir entre nós. Apesar de muitas vezes agirmos de maneira competitiva inconscientemente, desde novinhas, a maioria de nós quer ser a mais bonita, ter o corpo mais perfeito, usar as roupas mais desejadas e enquadrar-se no padrão considerado ideal pelos homens e pela sociedade como um todo.

Provavelmente isso aconteça porque somos muito mais numerosas do que homens no planeta. E, pensando sob o ponto de vista da maioria de nós, mulheres, se para nos sentirmos mais felizes e seguras precisamos estar em um relacionamento amoroso, claramente tal felicidade e segurança não é possível para todas. Portanto, competir umas com as outras parece ser um modo natural de garantir a própria segurança e estabilidade. Por isso, ao invés de amigas e companheiras, nos enxergamos como inimigas eternas.

Mas não é só isso. Quantas mulheres você já viu reproduzindo chavões e comportamentos machistas? Quantas vezes você mesma não se pegou diminuindo ou desempoderando outra mulher?  Quem de nós nunca julgou outras mulheres pela forma como se vestiam, falavam ou se relacionavam? Muitas vezes, somos nós mesmas a reforçar estereótipos femininos como o da mulher neurótica, burra, chorona, etc.

Esquecemo-nos do fato de que quando difamamos uma mulher, acabamos atingindo a nós mesmas. Provavelmente agimos dessa forma porque somos impelidas, levadas inconscientemente por uma construção cultural. Mas a sororidade está aí para provocar a discussão e nos mostrar que há um novo caminho, o caminho da irmandade, do compartilhamento, da compreensão entre as mulheres para mudar a realidade manipulada pela cultura social. Afinal, quem perde com tudo isso somos nós. É tempo de nos fortalecermos.

Os caminhos da Sororidade

A irmandade entre as mulheres nos faz mais justas e fortes, constrói laços mais verdadeiros e permite quebrarmos tabus e “verdades” que já não nos servem mais. Mas isso só vai acontecer quando nós mesmas nos dermos conta da importância da união. Não é fácil quebrar construções culturais construídas durante séculos e até milênios. Mas, aos poucos, podemos começar a criar um senso crítico sobre aquilo que ouvimos e, especialmente, sobre o que compartilhamos e reproduzimos, ao falar de outras mulheres, por exemplo.

Nossos relacionamentos não vão mudar enquanto não mudarmos nossa forma de agir e pensar. E o conceito de sororidade proporciona mais empatia, solidariedade e amizade entre as mulheres para que nossa sociedade seja mais equilibrada. Que tal fazer um exercício de se auto-observar quanto a como você se comporta com relação à outras mulheres? E o que você tem ensinado sobre isso às suas filhas, sobrinhas e afilhadas? Será que estamos sendo unidas ou estamos ajudando o machismo e a rivalidade a seguirem sendo os únicos caminhos?

sororidade irmandade.jpg