Qual a sua identidade secreta?

Tem gente que, por medo de se mostrar nos relacionamentos, acaba usando máscaras, e evita se mostrar como realmente é. Então eu pergunto: qual é a sua identidade secreta, aquela que você anda guardando somente para si?

E aí, qual é a sua identidade secreta, aquela que você esconde de todo mundo, mas que é a mais real e verdadeira? Consegue me contar? Eu sei que muita gente tem medo de relacionamentos, especialmente porque criamos expectativas demais, temos desejos demais, modelos sociais demais. Mas evitar mostrar quem somos de verdade só piora a situação! Que tal deixar de lado as máscaras, colocar a Mulher Maravilha para descansar e ser apenas Diana Prince* na hora de se relacionar?

Há algo que nunca deveríamos esquecer quando o assunto é relacionamentos: quanto mais conscientes das nossas vontades e dos nossos valores estivermos, maiores as chances de que a pessoa certa apareça. Como encontrar tal pessoa sem antes saber ao certo o que queremos e do que nos sentimos merecedoras? Quando estamos despertas para nosso verdadeiro eu, emanamos uma energia e uma imagem condizentes com nossa verdadeira identidade. Percebe o quanto isso é importante para a qualidade dos nossos relacionamentos?

Quando optamos por usar máscaras – seja para agradar ao outro ou por medo de nos mostrarmos como realmente somos, deixamos nossa essência e nossa espontaneidade de lado e acabamos emanando vibrações confusas e atraindo pessoas que não estão em sintonia com nosso eu interior.  O grande problema é que, passado um tempo, nos acostumamos a nos colocar da forma que é aparentemente mais correta ou vantajosa (vinda de imposições familiares e sociais, e de crenças limitantes) e não conseguimos mais separar nosso eu aparente do nosso eu real. Aí sim, a confusão é geral.

É por isso que muitas relações se tornam verdadeiros campos de batalha. Brigas, divergências constantes, críticas e julgamentos fazem parte da realidade de casais que não são verdadeiramente compatíveis (e que, muitas vezes, não sabem disso). Isso acontece porque nossa máscara e nossa verdadeira identidade estão juntas e misturadas. Nossa máscara nos diz que aceitamos ou queremos algo que, depois de um tempo, passa a não fazer o menor sentido. Portanto, é preciso deixar a Mulher Maravilha de lado de uma vez por todas! Temos que deixar de ser aquela que tudo aceita e a tudo se adapta para manter um relacionamento.

Sua identidade secreta é seu melhor guia

Nossa sociedade nos impõe que a vida ideal é ao lado de alguém, mas esquece um detalhe importante: esse alguém deve ser compatível com nossa personalidade e com nossos objetivos de vida! Do contrário, a relação se torna apenas um “mal necessário”. Quem aí nunca escolheu estar com alguém, sabendo que não era a pessoa certa, apenas para não estar só? Numa relação assim, fica claríssimo o uso da máscara. Mostramos aceitar e gostar de pessoas e situações que não nos convêm, enquanto, por dentro, sentimo-nos vazias e tristes.

Por outro lado, atualmente falamos cada vez mais sobre o desejo de construir relações mais maduras e verdadeiras. E então eu digo: para isso, é preciso não apenas se conhecer, como também ser fiel a quem você realmente é e àquilo que genuinamente anseia. Só entendendo seu eu interior, sua “identidade secreta”, quem você realmente é e o que pensa do mundo, é que você vai conseguir trilhar um caminho de verdade nos seus relacionamentos. Só então, saberá dizer “não” àquilo que diverge da sua alma e “sim” ao que fará você verdadeiramente feliz!

*identidade secreta da Mulher Maravilha! Não sabia? <3

identidade secreta.png