Dependência Emocional

Quando você não é capaz de tomar suas próprias decisões por si só, quando a ideia de ficar sozinha a aterroriza, quando não consegue ver e sentir a felicidade longe de alguém, atenção: você provavelmente está sofrendo de dependência emocional.

A maior verdade da dependência emocional é a de que não podemos ser felizes com alguém se antes não formos felizes sozinhas. Quem depende emocionalmente de alguém, entrega (mesmo que inconscientemente) as rédeas da própria vida ao outro.  Quem depende emocionalmente de alguém não se coloca em primeiro lugar e, portanto, acaba se negligenciando. Quem depende emocionalmente de alguém acredita na inverdade de que é dever do outro nos fazer feliz. Quem depende emocionalmente de alguém vive sofrendo por amor e, quando o relacionamento acaba, vive dor e sofrimento, culpando o outro por isso.

Claro, sempre que uma história termina, há uma grande carga de emoção, há a interrupção de planos e perspectivas, há tristeza e frustração. Essa fase é denominada de luto da separação e é completamente normal. Entretanto, amar-se vai além de entregar nossa própria felicidade nas mãos do outro. Temos que nos dar conta da beleza de estar só, de nos cuidar e de fazer aquilo que nos faz feliz.

Ao conseguirmos fazer isso com espontaneidade e leveza, nasce uma incrível alegria em perceber que podemos ser completas e felizes sem precisar do outro. E é exatamente o fato de nos sentirmos assim, plenas, que nos torna capazes de atrair e construir relacionamentos saudáveis, baseados no amor-próprio de duas pessoas completas. Repense seus relacionamentos: você se sente segura e tranquila longe da outra pessoa? Caso a resposta seja negativa, alerta vermelho: você pode estar dependente emocionalmente.

Ser livre não significa necessariamente estar sozinha. Significa sentir-se bem independentemente de estar ou não em um relacionamento. E significa ter consciência do espaço que cada um deve ocupar dentro de uma relação. Se você está em uma situação em que a simples ideia de afastamento do outro lhe provoca dor e sofrimento, busque ajuda. Dependência emocional adoece relações e pessoas. E cuidar de si é o primeiro passo para ser livre mesmo amando alguém.

de.jpg