Só se aprende a se relacionar se relacionando

Há quem pense que a solução para uma vida de relacionamentos ruins é simplesmente parar de se relacionar. Acredite, não é.

Com o término de um relacionamento vêm a tristeza, a frustração, a decepção. Algumas de nós preferem se afastar de tudo e todos para viver essa fase, outras, buscam logo se envolver com outro alguém. A verdade é que após um término, todas nós precisamos de um tempo sozinhas antes de voltar a nos relacionar. Um tempo para se (re)conhecer, entender as experiências que vivemos e o que ainda precisamos aprender para conseguir atrair e escolher relacionamentos mais saudáveis. No entanto, o maior erro que podemos cometer é desistir das pessoas e do amor.

Você pode pensar: “Eu só atraio relacionamentos tóxicos, que me trazem sofrimento e dor. Então, é melhor ficar sozinha, certo?” Errado. De novo, todas precisamos de momentos a sós. É nessa solidão escolhida que nos fortalecemos, aprendemos a ser felizes sem precisar do outro, nos preenchemos de autocuidado, de amor-próprio e de autoconhecimento. Mas tudo isso de nada adianta se não pudermos praticar o que foi interiorizado, compreendido, intencionado.

Sri Prem Baba diz que: se a vida é uma escola, os relacionamentos são a universidade. É nos relacionando que realmente aprendemos e evoluímos. Desistir dos relacionamentos é como sair da guerra apenas por ter perdido uma (ou algumas) batalha(s). E amor não é guerra, combate, medir forças. Amar é, na verdade, compartilhar vidas, aprendizados e certezas/incertezas.  

Exatamente por isso, não desista. Vá em frente, acolhendo o que a vida traz, aceitando as experiências, honrando quem passa pela sua vida e aprendendo com o passado. Assim, vamos amadurecendo aos poucos e percebendo, a cada etapa, o que precisamos trabalhar e aprender. Não desista, pois só se aprende a se relacionar, se relacionando.

sose.jpg