Como o Autocuidado favorece nossos Relacionamentos

Somos quem melhor nos conhece ou, ao menos, deveríamos ser – esta é a maior verdade do mundo. Ninguém melhor do que nós mesmas para identificar nossos próprios anseios, objetivos, medos, incertezas e inseguranças – os quais, muitas vezes, cansamos de explicar aos outros e, em troca, recebemos incompreensão ou, pior, indiferença.

Dizem que só conseguimos dar aos outros aquilo de que estamos preenchidas. Mas como nos preencher de algo quando esperamos obtê-lo do outro?

Autocuidado, Amarildas, é a forma mais incrível nos preencher de amor, pois só o amor-próprio nos possibilita sentir amor genuíno pelos outros. Só a autocompreensão e a autocompaixão nos permitem compreender os outros e ter compaixão por eles.  E ao estarmos preenchidas de amor-próprio, atraímos amores de igual tamanho. Amores que caminham juntos e que não precisam ser preenchidos pelo outro porque já têm sua própria cota de autocuidado.

Por isso o autocuidado é tão importante. Nós, mulheres, aprendemos desde cedo a cuidar dos outros: família, irmãos, filhos, marido, e nos esquecemos de cuidar de nós mesmas. Deixamos de lado quem mais merece carinho e compreensão. Você se conhece? E, caso já esteja familiarizada consigo mesma, aceita quem é de verdade? Você ama quem vê no espelho, ou foge do contato com suas próprias sombras, com medo do que vai encontrar?

Exercício do dia, da semana, do ano, da vida: olhar-se no espelho, admirar a si mesma e, sobretudo, cuidar-se. Somos todas maravilhosas. Somos todas Amarildas! 

self-care.jpg