A importância do autoconhecimento nas relações

Quando Sócrates, um dos maiores pensadores da antiguidade, disse: “conhece a ti mesmo”, talvez não tivesse a dimensão do tempo que levaria para que entendêssemos essa máxima: como saber o que queremos sem nos conhecermos a fundo? Você se conhece? E sabe exatamente o que quer?

Só conseguimos o que desejamos se estamos conscientes das nossas vontades.  Muitas de nós seguem pela vida apenas repetindo padrões, correndo atrás de preencher lacunas que a sociedade impõe, sem se questionar se estão atendendo aos seus anseios. Em contrapartida, também há mulheres que não seguem os padrões básicos esperados pela sociedade. Seja lá qual forem as nossas escolhas, que sejam resultado de um longo processo de autoconhecimento consciente.

O autoconhecimento também é o caminho mais saudável para o amor. Sabendo quem somos e o que nos move, escolhemos relacionamentos verdadeiros à nossa maneira, desprovidos de opiniões alheias e de padrões que não nos dizem respeito. Há mulheres que, ao buscarem a causa de relacionamentos abusivos, acabam encontrando mais:  descobrem quem realmente são. Que, antes de nos envolvermos em um relacionamento, possamos parar e refletir sobre quem somos e o que realmente queremos. Esta é a base para a construção de relacionamentos saudáveis.    

danielle-header1.jpg