Chega de viver pensando no que vão pensar ou dizer de você. Chega de esperar aprovação para tudo que fizer. Chega de colocar suas possibilidades de ser feliz nas mãos dos outros. Chega de agradar ao outro infinitamente, em vez de agradar a si mesma. É hora de virar uma independente emocional!
Você é uma independente emocional? Você conhece seus valores, seus desejos, seu propósito e vive em congruência com eles, sem se importar com o que os outros vão pensar? Se você respondeu “sim”, parabéns, você é independente emocionalmente da opinião externa e consegue viver sua própria verdade. Mas se você, assim como a maioria das mulheres que me procura, ainda não consegue agir pelas suas próprias regras e fica sempre esperando que os outros aprovem suas atitudes, valorizem suas qualidades e reconheçam seus esforços, chegou a hora de repensar.
De que adianta viver sob o olhar de aprovação (ou não) de outra pessoa, e manter uma alma aprisionada e infeliz? Você já parou para pensar no tanto de oportunidades que já perdeu porque não sabia se iria ou não ser aprovada? Porque ficou com medo do que iriam pensar? Porque não sabia se iria dar certo? Porque não se permitiu errar? Pois a notícia é: nunca saberemos se algo dará certo até fazermos. Nunca será possível agradar a todos. Nunca teremos aprovação total para nossas escolhas. E o preço a pagar na tentativa de atingir tudo isso pode ser muito alto: silenciar a própria alma.
Um preço alto demais para relacionamentos ruins
A grande questão é que, com a atitude de aprisionamento emocional, corremos um alto risco de vivermos péssimos relacionamentos, pois não nos relacionamos a partir do nosso verdadeiro eu. Imagine que você conhece alguém e imediatamente se molde para que o relacionamento possa acontecer. A outra pessoa se apaixona e se sente atraída pela imagem que você construiu, e não pelo seu verdadeiro eu. Pronto, o roteiro de um filme sem final feliz está montado.
As consequências são expectativas frustradas, desejos não correspondidos, verdades camufladas e toda sorte de incertezas que você possa imaginar. Quando somos independentes emocionalmente, não estamos nos ocupando o tempo todo com julgamentos externos, porque somos nossas próprias guias. E é só dessa forma que conseguimos nos colocar inteiras em relações saudáveis e ser mais felizes, tanto sozinhas quanto nos relacionando. Chega de depender emocionalmente dos outros. Sejamos independentes. Pense nisso e pare de se adaptar e se moldar em troca de ter um parceiro ou uma amizade.