Relacionar-se é viver em equilíbrio entre dar e receber

Muitas vezes, acreditamos estar em um relacionamento equilibrado, mas aí, surge aquela sensação de vazio, como se algo estivesse faltando. E se algo está faltando, a relação não está equilibrada!  Mas como conquistar e manter o equilíbrio entre o que damos e recebemos dentro de uma relação a dois?

Quantas vezes você já sentiu que se doou demais em uma relação que não havia equilíbrio? Que fez tudo que era possível e não recebeu em troca aquilo que considerava justo e correto?

Mas quantas vezes você deixou de se doar para não sofrer e acabou perdendo a chance de viver uma grande história?

Quem se doa em excesso, fica na falta. Quando amamos demais, priorizamos o outro e colocamos nosso amor-próprio em risco. Por outro lado, quem se doa pouco, deixa de viver o melhor da vida. Quando agimos como crianças mimadas que só querem receber sem nada dar em troca, ou quando nos poupamos de amar, vivemos infelizes. A sensação de vazio pode ser causada tanto quando damos demais quanto quando damos de menos. Relacionar-se é viver em equilíbrio entre dar e receber.

Num relacionamento a dois, é preciso que ambos estejam satisfeitos em suas necessidades e anseios. Doar-se demais e ficar na falta pode ser tão nocivo quanto dar migalhas enquanto recebe o que o outro tem de melhor. A solução para se conquistar e manter um relacionamento equilibrado é darmos o nosso melhor e estarmos abertas e dispostas a receber o melhor do outro – sem exigências e cobranças (aliás, se você percebe que exige algo do outro, leia nosso texto anterior: http://bit.ly/2CbMlhu). E para que isso seja possível, ambas as partes têm que ser maduras e plenas o suficiente para se relacionar a partir de uma troca adulta e verdadeira.

Pensar profundamente sobre essas questões nos faz conhecer melhor nossas fragilidades e entender que papel estamos vivendo no relacionamento atual (ou vivemos no último). Reflita sobre o quanto você se doa e o quanto recebe. Perceba se há algo que deve mudar na sua maneira de dar e receber para que você possa viver histórias mais profundas e duradouras.

 

 

sem-amor-nao-faz-sentido.jpg