Não temos como saber se vai dar certo ou não. Mas existe um jeito de fazer com que você seja mais feliz no casamento e na vida: sendo você mesma. Viva a sua verdade!
Por que alguns casamentos dão certo e outros não? Qual a receita do casamento perfeito? Eu adoraria ter essa resposta. Ela me permitiria, no mínimo, ajudar muita gente a ser feliz. Mas não há como saber. Somos todos seres únicos, e cada casal tem sua dinâmica própria, seus objetivos, seu jeito de se comunicar. Estar aberta para entender as diferenças e abraçá-las, sem julgamentos, pode ser um ótimo caminho para se construir uma vida a dois mais saudável.
É importante ressaltar que a maioria das pessoas tem uma ideia errada sobre o que é um relacionamento dar ou não dar certo. Por exemplo, um casamento dura 8 anos e, quando termina, costumamos dizer: “que pena que não deu certo”. Mas deu! Por 8 anos. Foram 8 anos de convivência, muitas experiências e aprendizados. Os dois, certamente, saíram transformados e mais maduros. Quem disse que isso é não dar certo?
Claro, não estamos falando sobre casos de relacionamentos em que há abuso, traição, violência. Esses podem durar meses ou décadas e nunca darão certo. Estamos falando sobre experiências que, por mais doídas que sejam quando chegam ao fim, tiveram sua importância e o seu tempo certo. Tudo que vivemos nos prepara para o que vamos viver depois. Por isso, é importante viver o luto de um relacionamento que termina, recolher os cacos de um coração partido e, depois, no tempo certo, partir para outra. Conforme já falamos por aqui, só se aprende a se relacionar, se relacionando. E cada relacionamento é realmente único.
Existem pessoas que colecionam casamentos ruins. Muitas vezes, repetem padrões de comportamento diversas vezes sem se darem conta e, pior, acabam culpando os outros pela própria infelicidade. Geralmente, isso acontece quando estamos machucadas, ou quando não somos bem resolvidas em nossas emoções. Aí, buscamos tapar buracos emocionais ou existenciais com relacionamentos, e essa é uma prática que dificilmente termina bem.
Bons relacionamentos são feitos de pessoas inteiras e maduras, que aprenderam a se amar e a se respeitar e que, por isso, são capazes de amar e respeitar seus parceiros. Não existe fórmula para o casamento perfeito. Mas, certamente há um ingrediente que não pode faltar em um casamento feliz: a verdade. Entenda quem você é, seja verdadeira consigo mesma, e valide seus anseios, seus objetivos e suas emoções. Somente então, e busque alguém que ame essa sua essência. Da mesma forma, esteja com alguém com quem você possa ser verdadeira e cuja essência você ame.