Nossas configurações mentais influenciam na forma como nos relacionamos

Ter bons relacionamentos pode fazer parte de uma mentalidade mais otimista, você sabia? Seu Mindset pode ser a chave para relações mais saudáveis.

Qual será a relação entre Mindset e relacionamentos saudáveis? Primeiro, uma rápida definição: segundo Carol S. Dweck, professora de psicologia na Universidade Stanford, especialista internacional em sucesso e motivação, e criadora do termo, Mindset é a atitude mental com a qual encaramos a vida. Para a especialista, essa atitude explica se somos mais otimistas ou pessimistas, e tem a ver com se nos acomodamos em situações ruins ou corremos atrás de dias melhores e daquilo que realmente desejamos.

Pensando em termos de relacionamentos, nosso Mindset pode determinar até que ponto acreditamos ser merecedoras de uma parceria saudável que: nos faça sentir plenas e felizes, nos ajude a amadurecer e a evoluir, nos incentive a ser pessoas melhores, alimente nossa autoestima de forma saudável, enfim, que realmente acrescente. Ou... que somos fadadas, assim como nossas mães e avós, assim como as mulheres que vemos à nossa volta ou das quais ouvimos falar a: aceitar relações ruins para não ficar sozinhas, tolerar a violência em troca de companhia, acreditar que não temos como buscar algo a mais, alimentar nossa posição como vítimas e mais um tanto de inverdades que são preconizadas socialmente.

Pessoas com a mentalidade progressiva, segundo Carol, acreditam em si mesmas, não aceitam um “não” facilmente e nem buscam parceiros que sejam totalmente o oposto de seus objetivos de vida. Ou seja, pessoas positivas se permitem viver histórias igualmente positivas, ou sair de situações negativas com certa facilidade. Certas de seu valor e em busca de constante aprimoramento, pessoas positivas acolhem a vida e tomam as rédeas de suas mudanças.

Já as pessoas de mentalidade fixa, as pessimistas, não acreditam que podem mudar. Esta é provavelmente a melhor explicação para o fato de existirem tantas relações malsucedidas, mas que nunca chegam a um fim. Quem tem um Mindset fixo acaba caindo no conformismo, no comodismo e na vitimização.

Buscar entender as formas de trocar a “chave” do negativo para o positivo, além de ajudar na vida, pode também ajudar no amor. Compreender que tipo de Mindset é o seu e as razões pelas quais você o construiu é uma forma de se conhecer melhor que traz benefícios para todas as áreas da vida. Estar disposta a mudá-lo para ter relacionamentos mais saudáveis pode ser exatamente o que você precisa!

mindset configurações mentais.jpg