Seu ex pode ser mais atual do que você pensa

Você costuma comparar seus novos relacionamentos e parceiros com os que já passaram? Acredite, se você tem um ex que foi bastante marcante na sua vida, ele pode estar mais presente no seu dia a dia do que você imagina.

 

Talvez sua primeira reação ao ler o título deste texto seja pensar: “Imagina, já superei meu ex, ele ficou no passado”. Mas vou explicar porque pode ser que não seja bem assim. Quem nunca passou por uma dessas situações: um relacionamento intenso e conturbado que acabou, mas continua assombrando sua vida e influenciando suas novas escolhas pelo medo de reviver a mesma situação? Ou então, um relacionamento incrível, lindo e maravilhoso que terminou e que você daria tudo para viver uma experiência parecida? Por isso eu digo: seu ex pode ser muito mais atual do que você pensa.

Quando vivemos algo muito marcante na nossa vida, tais experiências podem acabar se tornando uma baliza para tudo o que vem depois. Quando somos traídas, por exemplo, as chances de não confiarmos mais totalmente em alguém, depois desse fato, são enormes. Nossa memória emocional passa a agir sobre nossas escolhas e atitudes como forma de defesa. E isso pode fazer com que a gente se afaste de novos relacionamentos ou lide com um relacionamento novo de maneira insegura, desconfiada e até mesmo imatura, por puro medo de reviver uma situação traumática.

Por outro lado, quando vivemos um relacionamento com alguém que acreditamos ser o “amor da nossa vida” e essa relação termina, especialmente quando levamos um belo “pé na bunda”, a tendência é criarmos um mito, uma meta de relação, ou seja, queremos outro alguém “tão especial quanto”. E, assim, tomadas por essa imagem, andamos por aí pulando de relacionamento em relacionamento em busca de alguém que nos faça sentir o que aquele outro fazia. Ou, podemos permanecer sozinhas porque acreditamos que ninguém esteja à altura daquele amor incrível que vivemos um dia.

Ambas as situações fazem com que a gente viva trazendo emoções passadas para o presente, mesmo sem perceber. Ou por medo de repetir, ou por desejo de reviver o que já passou. O fantasma daquela relação forte que já terminou fica rondando nossa vida amorosa atual. Entendeu agora como seu ex pode estar mais presente do que você imagina? Nos comportamos conforme ditam as emoções que, por mais que ainda estejam muito vivas dentro de nós, não fazem parte do nosso novo momento. Na prática, o resultado desse fato é que a gente passa a comparar nossos pretendentes atuais ou novos parceiros ou com os passados, mesmo sem perceber.

A gente esquece que a pessoa que faz parte da nossa vida no momento atual nada tem a ver com a outra ou com o que a gente passou. Ninguém é igual a ninguém e cada relacionamento é único. Portanto, não devemos descontar nossas frustrações passadas no amor atual com desconfiança ou indisponibilidade, ou despejar o fardo da cobrança de quem ele deveria ser e como deveria agir para satisfazer algo de que o anterior não foi capaz.

Outra consequência de ter o ex no presente, além de sofrer e de escolher pela comparação, é de atrair situações similares à experiência anterior, simplesmente porque não nos desconectamos completamente daquela emoção. Por exemplo: o medo de ser traída novamente é tão grande que acaba justamente atraindo uma situação parecida. E o medo de ser deixada mais uma vez pelo “amor da vida” pode estar tão presente que se materializa. Talvez você esteja vivendo um trauma, talvez uma crença tenha sido gerada a partir do que você viveu no passado, mas já está mais do que na hora de se libertar!

O que fazer para deixar, de uma vez por todas, o ex no passado?

É preciso encerrar completamente o ciclo – não só racionalmente, mas emocionalmente. Viva, de fato, o luto da relação, trabalhe seus sentimentos remanescentes, apure os aprendizados que a experiência passada traz para a sua vida. Só assim você poderá se abrir de verdade para uma nova história, com uma outra pessoa.

Fechar definitivamente um ciclo nos traz experiências diferentes e libertadoras. Deixar o passado para trás, inclusive quando ele nos parece maravilhoso, é o primeiro passo para curar as nossas relações atuais. Seja qual for o seu fantasma: uma relação que só te fez sofrer ou um amor que parecia incrível, já passou. As experiências serão sempre diferentes se você se permitir vivenciá-las como únicas e especiais, à sua maneira. Você está pronta para focar no momento presente e seguir em frente com mais leveza? Libere-se de suas experiências passadas e libere seus pretendentes ou parceiros do peso dessas situações que eles não viveram.

seu ex atual.jpg